28.2.10

"ISO 9000"














Existem projetos que vão além da minha colaboração como ilustrador. "De vários jeitos" é um destes casos. Já comentei por aqui em um post, que era um texto diferente dos que eu estava recebendo para ilustrar. Não espere reviravoltas, mistérios ou algo que irá mudar a sua vida. É um texto simples porém criativo, e este talvez seja seu maior trunfo.
Quando a Callis me convidou para o projeto, me deu liberdade suficiente pra criar. Era o primeiro texto voltado para o público infantil da escritora Flávia Reis.
"De vários jeitos", conta a história de uma menina que deixa sua imaginação guiá-la através de sua imagem refletida num velho espelho. Quando terminei de ler o texto, notei que a história possibilitava uma interação entre imagem/leitor. Imaginei então que cada página aberta refletiria a imagem que a menina via. Na página da esquerda teria a menina com sua imagem real. Na página da direita, sua imagem refletida "traduzindo" de forma lúdica e imaginativa sua brincadeira. O próprio movimento de abrir o livro potencializaria ainda mais esta sensação.
Este conceito foi bem recebido pela editora. Achei que cabia algo mais neste projeto. Sugeri então um papel espelho no final do livro, para que o pequeno leitor se visse refletido na própria história, sentindo-se parte desta história. Inicialmente quando apresentei esta ideia, a editora torceu nariz... questões orçamentárias mesmo... no final acabou sendo aprovado. O livro impresso ficou algo realmente belo. Capa dura, lombada quadrada da forma que raramente vemos aqui no Brasil.
Bom, toda a trajetória deste livro que começou lá atrás a partir de uma bela história criada e bem escrita pela Flávia Reis acabou de ganhar um selo de qualidade. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) selecionou o livro para fazer parte de seu catálogo da Feira de Bolonha em 2010. Oportunidade para este belo livro ganhar asas. Parabéns à todos os envolvidos. Parabéns pra Flávia.

Ana Maria Machado e seu Boi Voador













Ana Maria Machado dispensa apresentações. Junto à Ruth Rocha talvez seja uma das mais conhecidas autoras de literatura infantil do Brasil. "O menino Pedro e seu boi voador" é uma reedição que será lançado pela Ática e que terá minhas ilustrações dando vida ao garoto Pedro e seu boi imaginário. Quer dizer... se é imaginário ou não, só lendo a história para descobrir.
Ilustrar o universo do boi bumbá me permitiu usar muitas texturas, colagens e muitas cores nas tintas. O resultado poderá ser conferido ainda neste primeiro semestre.

Razões do Coração








"Razões do Coração" é uma história da Maria da Glória Castro e mais uma colaboração minha com a Editora do Brasil. Deve ficar impresso ainda neste primeiro semestre.
Uma história bem bacana falando dos contrastes da vida no campo e da vida na cidade sob a ótica do pequeno Daniel, que vai passar uns dias na casa do avô.
Foi bacana ilustrar campos verdes, árvores com mangas... se as ilustras tivessem cheiro, este cheiro seria verde.

1.2.10

O homem cheio de risada

























Pra começar o ano de verdade (ao menos para mim), estou postando a ilustra de um texto que fiz pro caderno "Quintal" da revista Crescer no final do ano passado e que saiu na edição de janeiro. Para revista, eu tive uma limitação de toques (letras, espaços, etc) e o texto acabou se transformando num conto mesmo, mas existe a possibilidade de virar um livro futuramente.
Aproveitando este post, a Cristiane Rogério passou a ser colunista na Crescer, e toda semana escreve um texto novo falando sobre literatura infantil. Vale a pena dar uma olhada.