28.2.10

"ISO 9000"














Existem projetos que vão além da minha colaboração como ilustrador. "De vários jeitos" é um destes casos. Já comentei por aqui em um post, que era um texto diferente dos que eu estava recebendo para ilustrar. Não espere reviravoltas, mistérios ou algo que irá mudar a sua vida. É um texto simples porém criativo, e este talvez seja seu maior trunfo.
Quando a Callis me convidou para o projeto, me deu liberdade suficiente pra criar. Era o primeiro texto voltado para o público infantil da escritora Flávia Reis.
"De vários jeitos", conta a história de uma menina que deixa sua imaginação guiá-la através de sua imagem refletida num velho espelho. Quando terminei de ler o texto, notei que a história possibilitava uma interação entre imagem/leitor. Imaginei então que cada página aberta refletiria a imagem que a menina via. Na página da esquerda teria a menina com sua imagem real. Na página da direita, sua imagem refletida "traduzindo" de forma lúdica e imaginativa sua brincadeira. O próprio movimento de abrir o livro potencializaria ainda mais esta sensação.
Este conceito foi bem recebido pela editora. Achei que cabia algo mais neste projeto. Sugeri então um papel espelho no final do livro, para que o pequeno leitor se visse refletido na própria história, sentindo-se parte desta história. Inicialmente quando apresentei esta ideia, a editora torceu nariz... questões orçamentárias mesmo... no final acabou sendo aprovado. O livro impresso ficou algo realmente belo. Capa dura, lombada quadrada da forma que raramente vemos aqui no Brasil.
Bom, toda a trajetória deste livro que começou lá atrás a partir de uma bela história criada e bem escrita pela Flávia Reis acabou de ganhar um selo de qualidade. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) selecionou o livro para fazer parte de seu catálogo da Feira de Bolonha em 2010. Oportunidade para este belo livro ganhar asas. Parabéns à todos os envolvidos. Parabéns pra Flávia.